Tudo começou na década de 60
Precisamente em 1962. Um belo dia, Messias Benedito da Mota Paes, casado com dona Adelina e pai de nove filhos, decidiu juntar sua bagagem, suas economias, seus sonhos e partiu. De Minas Gerais com destino a Goiás, com muita fé no peito e o desejo de melhores condições de vida para sua família.
O destino final foi a cidade de Itapuranga, a 165 km da capital goiana. Dentro da bagagem muitas histórias, lembranças e tradições; dentre elas, o cultivo do milho para a fabricação de seus derivados (farinha, fubá, canjica), esses produtos seriam consumidos e comercializados. Seu Messias não sabia mas ali nascia uma trajetória de sucesso.
Tudo era fabricado de forma artesanal. Seu Messias plantava a mão, colhia o milho que depois era moído em um moinho rústico, peneirado a mão em cima de uma chapa retangular, para logo após partir para a torração e transformá-lo em Farinha de Milho ou Fubá. Em todos os processos, contava sempre com a ajuda dos filhos mais velhos e de dona Adelina, que no meio de tanto trabalho, encontrava um tempo pra pôr um bolo pra assar e passar um café fresquinho.
Não era fácil mas isso nunca assustou seu Messias. Comercializava o que produzia a base da barganha, um saco de milho em troca da farinha, e tudo ia sendo feito com muito carinho e dedicação. Os frutos desse trabalho logo apareceriam. A qualidade do produto começou a chamar a atenção e, consequentemente, refletir nas vendas.
Os produtos começaram a ser vendidos para pequenas vendas e mercearias. Seu Tião comprava aqui e indicava pro seu Juca ali. Logo, toda a vizinhança se encantou pela famosa Farinha de Milho Caseira. Aquele aroma, inconfundível, no momento da torração, era único e funcionava como isca, atraindo cada vez mais clientes. Embora ainda não contassem com infraestrutura, passassem por dificuldades no transporte, feito por meio da carroça e tantos outros obstáculos, seu Messias pensou longe e decidiu que era hora de criar uma identidade pro produto foi aí que ele mesmo desenhou/criou sua logomarca.
Foi nesta caminhada de muitos desafios, dedicação e conquistas que seu Messias, um homem visionário e a frente de seu tempo, construiu seu legado e ensinou seus valores. Ensinou que com humildade, honestidade e amor ao que se faz, grandes coisas podem acontecer. Foi aí que, em 1970, já sentindo seus filhos preparados, resolve vender sua fábrica para os filhos mais velhos João e Tarcísio, que herdaram do patriarca todo o conhecimento necessário para a fabricação dos produtos.
A parceria entre os irmãos rendeu frutos como melhorias no local de fabricação, maquinários, contratação de colaboradores e até investimento em um novo empreendimento, a suinocultura. Todo o trabalho também era dividido entre os dois, inclusive as vendas externas, definidas por rotas.
Após anos de trabalho conjunto, em 2002 , os irmãos optaram por descontinuar a sociedade, ficando João com a Produtos Itapuranga (nome dado a empresa fabricante da famosa Farinha de Milho, do início dessa história, e dos demais produtos que passaram a oferecer) e Tarcísio com a empresa de suinocultura. Já no ano seguinte, o filho mais novo de João, Igor Mota, aos 22 anos, lança um novo produto: a Farinha de Mandioca, que se tornou um grande sucesso de vendas. A partir daí, Igor, neto de seu Messias, se torna administrador da empresa "Produtos Itapuranga" juntamente com seu pai.
Desde então, a Produtos Itapuranga, através da união pai e filho, vem passando por contínuas evoluções, tanto em investimentos em equipamentos e infraestrutura quanto na busca constante em entregar um produto com cada vez mais excelência na qualidade. Aquele cuidado, carinho e dedicação do seu Messias, permaneceram.
As ideias empreendedoras de Igor somadas ao conhecimento e experiência de João, proporcionaram um crescimento da empresa, no que se refere ao aumento da cartela de produtos e da demanda e distribuição no mercado, em diversos municípios.
Dá pra ver que a Produtos Itapuranga está em contínua evolução. Sempre disposta a ousar e inovar, levando qualidade para a mesa dos nossos milhares de consumidores, ocupando posição de destaque no mercado em que atua.